Vinte e oito formandos receberam na noite desta terça-feira (25), no Auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, o certificado de Voluntário ou Voluntária da Defesa Civil e a carteira que confere o título. O prefeito Welberth Rezende fez a entrega dos certificados, válidos em todo território nacional.
“Gostaria de agradecer por vocês terem feito o curso, pela escolha de ajudar o próximo, nada substitui ter uma sociedade formada, qualificada”, expôs o prefeito, classificando a atitude dos formandos como nobres. “Vocês se colocaram à disposição para servir a sociedade”, constatou Welberth.
As aulas foram ministradas por seis professores da Secretaria Adjunta de Defesa Civil e terminaram dia 13 de setembro com um simulado de emergência. De acordo com um dos professores, Regis de Lima, foram fornecidos conteúdos práticos e teóricos como “O que é ser um voluntário”; “Percepção de risco”; “Segurança no lar”; “Primeiros socorros”; “Noções de proteção e combate a incêndio”, além do simulado.
A política de proteção ao cidadão, de preservação da vida e o treinamento de 500 cidadãos no total foram destacados pelo secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio. “Aprender é uma arte, e ela tem que ser praticada”, disse, citando obras de macrodrenagem e contenção de encostas como medidas estruturais do governo que dão base ao trabalho da Defesa Civil.
Segundo o consultor técnico da Defesa Civil, Erick Schuler, este é o sexto curso de voluntário neste ano. “Ser voluntário é aprender sobre percepção de risco e saber lidar em situações de emergência. A cultura de proteção da Defesa Civil é importante que seja enraizada na sociedade porque salva vida”.